quarta-feira, 22 de maio de 2013

Ano Internacional da Estatística - 2013 (emissão de selos)

Caros leitores,


no dia 24 de Maio de 2013, será colocada em circulação a série de selos Ano Internacional da Estatística - 2013, que é composta por um bloco com um selo no valor de 2 euros, em selo no valor de 1 euro e um selo no valor de 0,36 €. Os carimbos comemorativos de 1.º dia de circulação foram anunciados no noticiário dos CTT n.º 23/2013.
Informação constante no folheto informativo n.º 2/2013


A Sociedade Portuguesa de Estatística e o Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa fazem parte das mais de 1900 instituições em 122 países que estão a desenvolver esforços conjuntos em 2013 para promover o Ano Internacional da Estatística (Statistics2013). Esta iniciativa à escala mundial visa realçar as contribuições do domínio da Estatística para se encontrarem soluções para desafios globais. Esta campanha global de consciencialização tem por objetivo ampliar a compreensão pública do poder e impacte da Estatística em todos os aspetos da sociedade e fortalecer a Estatística como uma carreira profissional, especialmente entre os jovens do ensino secundário e superior.
Como parte desta campanha, os CTT decidiram colaborar com a SPE para uma emissão filatélica alusiva ao Ano Internacional da Estatística. A cerimónia de lançamento desta emissão decorrerá durante uma Sessão SPE-CEAUL comemorativa do Ano Internacional da Estatística (AIE), que irá decorrer no dia 24 de Maio de 2013, às 14.30, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
A cerimónia de 1º dia de lançamento de um selo define o momento de entrada em circulação postal desse objeto. Consiste numa simples operação de obliteração do mesmo selo com o carimbo comemorativo de 1º dia, normalmente feita em presença de individualidades que presidem à cerimónia. As individualidades que irão estar presentes nesta cerimónia são
  • Prof. Doutor José Manuel Pinto Paixão, Diretor da FCUL
  • Drª Alda Maria Caetano Carvalho, Presidente do INE
  • Profª Doutora Luísa Canto e Castro Loura, Diretora Geral da DGEEC
  • Prof. Doutor Luís Gouveia, Presidente do DEIO
  • Dr. Raul Moreira, Direção de Filatelia dos CTT


Sessão SPE-CEAUL comemorativa do Ano Internacional da Estatística (AIE)
24 de Maio de 2013, 14h 30m
FCUL, Edifício C6, Anfiteatro 6.1.36 e Átrio do C6

14h 30m – Cerimónia de lançamento da emissão filatélica dos CTT alusiva ao Ano Internacional da Estatística.
15h 15m – Sessão de palestras
1.     Dinis Pestana (CEAUL/FCUL) Estatística q.b.
2.     Rui Santos (Escola de Tecnologia e Gestão, Instituto Politécnico de Leiria e CEAUL) Vamos mais longe aos ombros dos gigantes
3.     Pedro Campos (Faculdade de Economia, Universidade do Porto, LIAAD – INESC e INE). Os esforços de promoção da literacia estatística em Portugal são iguais aos dos outros países?
16h 15m – Exibição do conjunto de painéis sobre História da Estatística e visita à exposição Explorística.
Os painéis sobre História da Estatística são da responsabilidade de Rui Santos.
A Explorística - Aventuras na Estatística - é uma exposição itinerante composta por vários módulos interativos com o objectivo de levar os fundamentos da Estatística e da Probabilidade às comunidades educativas, transmitindo os conceitos de forma prática e experimental. Desta forma pretende-se contribuir para desenvolver a literacia estatística e promover a numeracia nos cidadãos.
Trata-se de uma iniciativa da SPE (Sociedade Portuguesa de Estatística), com o apoio da Ciência Viva e coordenada por Pedro Campos.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Ligações

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...