sábado, 20 de outubro de 2012

Primeiro Centenário Salão de Humoristas

Caros leitores,
No passado dia 16 de Outubro foi colocada em circulação mais uma emissão de selos. Desta vez a data assinalada foi o 1.º centenário  do salão de humoristas.
Carta Circulada de Lisboa para Faro em Correio Azul

"A 9 de Maio de 1912 inaugurou-se o 1.º Salão dos Humoristas Portugueses, momento importante para a história da arte e da cultura portuguesa novecentistas. A exposição decorreu em Lisboa, ao Chiado, onde o Grémio Literário abriu as portas para acolher as obras de vinte e oito artistas. Inusitadamente, recebeu a visita de Manuel de Arriaga, Presidente da jovem República, fazendo eco na imprensa da época, que terá procurado adquirir uma peça de cada um dos expositores. O evento resultava dos esforços da Sociedade de Humoristas Portugueses, constituída no ano anterior, sob a emblemática presidência de Manuel Gustavo Bordalo Pinheiro, filho e sucessor do notável artista Rafael Bordalo Pinheiro, já desaparecido, homenageado com dezoito litografias da sua autoria, à entrada do Salão. Outros dois nomes, também já falecidos, foram igualmente recordados: Francisco Teixeira e, de maior relevo, Celso Hermínio. Mas, a presença do mestre Rafael Bordalo cumpria um outro sentido, servindo de «caução» a toda esta geração de bordalianos e, sobretudo, aos novos humoristas de traço modernista. Uns e outros apresentaram mais de três centenas de obras, entre gravuras, croquis, capas para publicações, frisos decorativos, estatuetas, placas em relevo e até caraças, acumuladas em três salas do Grémio e elencadas num modesto Catálogo editado. Entre os herdeiros do gosto bordaliano destacavam-se o filho Manuel Gustavo, Alonso (pseudónimo de Joaquim Guilherme Santos Silva) e Francisco Valença, que prolongariam o traço oitocentista. Mas seria o trabalho dos novos que marcou o acontecimento para a arte portuguesa. A proposta destes jovens artistas procurava contrapor ao estafado tema da política, um certeiro comentário social, realizado em risco sintético da figura e do contexto, mais actual. Mostrava se uma plêiade de novos artistas, como Américo Amarelhe, caricaturista do mundo teatral, da caserna como o oficial Menezes Ferreira, a piada urbana de Sanches de Castro, as figuras de kermesse do emigrado Emmerico Nunes (enviadas de Munique), o riso popular de Stuart Carvalhais (em Paris). Logo, foi distinguida pela crítica a elegância no desenho de Jorge Barradas, as figurinhas de boulevard, em barro, de Canto da Maia e, sobretudo, irmanando os exemplarmente modernos Cristiano Cruz e Almada Negreiros. Faltas maiores, também, foram notadas, como as de Leal da Câmara (expondo ao mesmo tempo na Capital), Luís Filipe e Correia Dias. Passados cem anos, para assinalar esta efeméride, seleccionaram-se doze artistas representativos das duas correntes artísticas em confronto e, pela primeira vez, tentou-se encontrar as peças então exibidas, para servir de ilustração ao selo dedicado a cada autor. Embora com sucesso na sua maioria, foi forçoso abrir excepção para Emmerico (o único a ultrapassar o limite cronológico de 1912) e para Manuel Gustavo, Celso e Barradas, por insucesso na busca. O humor agora conseguido, sobretudo, com pormenores das peças dos artistas, fez jus ao esforço patente no Salão. Apesar do enorme êxito, não mudou o gosto da sociedade, continuando a agradar o registo bordaliano. A modernidade, apenas por alguns entendida, chegaria mais tarde ao público, cultural e mentalmente mal preparado...(Braga, 2012)
Dados Técnicos
Emissão: 2012 / 10 / 16
Selos€0,32 – 235 000  / €0,47 – 145 000  / €0,68 – 185 000 /  €0,80 – 135 000
Folha Miniatura: Tiragem 45 000 - c/ 8 selos (2 x €0,32 / 2 x €0,47 / 2 x €0,68 / 2 x €0,80)

Design: Atelier B2
Papel: FSC 110 g/m2
Formato: Selos: 30,6 x 40 mm / Folha Especial: 110 x 185 mm
Picotagem: Cruz de Cristo 13x13
Impressão: Offset
Impressor: Joh. Enschedé
Folhas: Com 50 exemplares
Sobrescritos de 1.º dia / FDC: C6

Carimbos de 1.º Dia:

Direitos de autor:
Selos:
Almada Negreiros, Autocaricatura, col. particular, foto António Homem Cardoso; Emmerico Nunes, Venham de lá
esses “Paivantes”, col. particular; Stuart Carvalhais, À Despedida (pormenor), em “A Sátira”, col. Museu Rafael
Bordalo Pinheiro/CML; Rafael Bordalo Pinheiro, A Única Salvação (pormenor),em “O António Maria”, col. Museu Rafael Bordalo Pinheiro/CML.
 Folha Miniatura:
- Américo Amarelhe, Chaby Pinheiro - caricatura (pormenor), col. Museu Nacional do Teatro/IMC/DDF; Canto da Maia, Olhando uma Rival (pormenor), em “Canto da Maia, escultor”, Lisboa, IPPC/FCG, col. particular;
- Celso Hermínio, Ramalho Ortigão: caricatura (pormenor), col. Biblioteca Nacional de Portugal;
- Cristiano Cruz, Dois Amantes (pormenor), em “Christiano Cruz - Cenas de Guerra”, de António Rodrigues, col. particular;
- Francisco Valença, Dr. Brito Camacho - O ministro do Fomento ministrando uma fomentação, em Varões Assinalados, (pormenor), col. Biblioteca Nacional de Portugal;
- Jorge Barradas, s/título (pormenor), col. Centro de Arte Moderna/FCG; Manuel Gustavo Bordalo Pinheiro, 1º de Maio – Capital e Trabalho (pormenor) , em “A Paródia”, col. Museu Rafael Bordalo Pinheiro/CML; Menezes Ferreira, Sargentos da República (pormenor), col. particular.
Capa da Pagela: Desenho para o cartaz do “1º Salão dos Humoristas Portugueses”, de Hugo Sarmento, col. OMS.
Bibliografia:
Revista Clube do Colecionador Ano XXVII n.º 2 Julho/Dezembro de 2012
http://www.ctt.pt/fectt/wcmservlet/ctt/landingpage.html

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