A
Secção de Coleccionismo da Associação Humanitária dos Bombeiros
Voluntários de Vila Real de Santo António convidam-no para a Mostra
Filatélica Comemorativa dos 110 Anos da Chegada do Comboio a Vila
Real de Santo António e que está integrado nas Comemorações do
DIA DA CIDADE.
INAUGURAÇÃO –
dia 9 de Maio pelas 15H30, no Átrio da Câmara Municipal de Vila
Real de Santo António, com a presença da Vice-Presidente Dra. Maria
da Conceição Cabrita.
POSTO DE CORREIO
– dia 13 de Maio pelas 09H30, onde será aposto em todas as
correspondências apresentadas para o efeito um Carimbo Comemorativo
especialmente confeccionado pelos CTT-Correios para este acto.
VISITAS – A
Mostra Filatélica pode ser visitada diariamente, durante as horas
normais de expediente
A
chegada do Correio a Vila Real de Santo António a 14 de Abril de
1906, foi presenciado por numeroso público que se aglomerou nas
proximidades da Estação de Caminho de Ferro, na altura construída
em madeira. Para as entidades oficiais foi construído um Pavilhão
faustosamente engalanado com dezenas de bandeiras dando ao acto um
ambiente festivo.
Mas,
para chegar a este dia, dia em que se concluiu a então chamada Linha
do Sul, entre o Barreiro e Vila Real de Santo António, muitos anos
se passaram desde que foi dado o primeiro passo, a 6 de Fevereiro de
1855, data da publicação do Decreto de autorização dos Estatutos
da Companhia de Caminhos de Ferro ao Sul do Tejo.
A
1 de Fevereiro de 1861 é aberta à exploração o primeiro troço
entre o Barreiro e Vendas Novas e o troço entre Pinhal Novo e
Setúbal, da Linha do Sado, que mais tarde seria integrado na Linha
do Sul.
Depois….
Bem,
depois… desde o Barreiro, foram Pinhal Novo, (Évora), Beja e
Funcheira, o comboio chegaria a Faro a 21 de Fevereiro de 1889, um
comboio de testes. A inauguração daquela Estação de Caminho de
Ferro viria a acontecer a 1 de Julho do mesmo ano com a presença de
Suas Majestades o Rei D. Luís I e a Rainha D. Maria Pia de Sabóia e
restante Séquito Real, que foram transportados no “Comboio Real”
até ao Algarve.
Para
chegar a Vila Real de Santo António haveria ainda que concluir a
restante linha de caminho de ferro até à fronteira, Olhão em 1904,
Tavira em 1905 e finalmente Vila Real de Santo António 14 de Abril
de 1906.
A
construção da actual estação de Caminho de Ferro, projecto do
Arquitecto Raul Lino foi concluída em 1945, tendo sido inaugurada
nesse ano em 4 de Setembro o prolongamento até à fronteira,
Apeadeiro de Vila Real de Santo António-Guadiana (Cottinelli Telmo)
foi inaugurado em 24 de Janeiro de 1952, cujo primeiro comboio a
chegar a este Apeadeiro foi o nº 8011, Rápido do Algarve, (Gazeta
dos Caminhos de Ferro de 28/5/57), tendo estado em serviço até 1998
(?).
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.