quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Selo do Carnaval de Loulé

Caros leitores,


conforme já anunciado no noticiário dos CTT n.º 5/2011 no próximo dia 21 de Fevereiro será colocado em circulação a emissão base 1.º Grupo alusivo às festas tradicionais portuguesas, nesta serie o Algarve está contemplado num dos referidos selos, nomeadamente, no selo de 0,68 € que representa o Carnaval de Loulé.


Saliente-se que o tema do Carnaval de Loulé este ano será "e nós por cá".



"O ano de 1906 foi o ano zero do Carnaval Civilizado de Loulé. Até aí, os festejos assumiam aspectos agressivos de pouca graça, monótonos e sensaborões.
Um grupo de louletanos decidiu alterar-lhe a feição, civilizá-lo, torná-lo mais asseado e elegante. A ideia foi bem recebida pelo povo louletano, que decididamente a acarinhou e pôs em prática. E numa hábil campanha de promoção daquilo que se pretendia levar a efeito, o povo recorreu aos mais diversos meios que tinha ao seu alcance.
O jornal "Folha de Loulé", que então se publicava sob a orientação de Elias de Sousa, desempenha então um papel importantíssimo na divulgação. Uma Comissão Promotora é nomeada para elaborar todos os preparativos de tão anunciada festa. Dela faziam parte: Ventura Sousa Barbosa, principal entusiasta, António Carrapiço, Segurado Silva, José da Costa Guerreiro, António Bonixe, Artur Gomes Pablos, Alexandre Gualdino Santos, Sebastião Ramos, Maximiano de Freitas Barros, Francisco Fernandes da Silva, David Januário e José Joaquim Gonçalves Júnior.
Do programa previamente anunciado constava uma matinée no Teatro Louletano, Batalha de Flores e um Bodo aos Pobres.
E, deste modo, decorreram os três dias de festa neste memorável ano de 1906, sob o tema da Paz, Amor e Carinho, num contexto de extremo civismo, iniciativa de que veio a resultar uma receita de 78$20, gérmen do famoso Carnaval de Loulé, que se vem realizando até aos nossos dias.
Actualmente, o Carnaval foca outros temas, como a sociedade em geral, o sistema político e os eventos mais importantes previstos durante o ano, numa crítica cheia de bom humor, divertimento e muita gargalhada."




Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Ligações

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...