quarta-feira, 31 de agosto de 2011

José Leite de Vasconcelos

Caros leitores,


aqui vos apresentamos dois exemplares do inteiro postal comemorativos dos 150 anos do nascimento de José Leite de Vasconcelos.


O primeiro inteiro postal que apresentamos, tem aposto o carimbo de primeiro dia de circulação do inteiro (Lisboa) com a data de 07 de Julho de 2008, no qual se comemorou os 150 anos do nascimento do homenageado referido em epígrafe.




O segundo inteiro postal que apresentamos trata-se de um inteiro comemorativo dos 150 anos do Nascimento de José Leite de Vasconcelos que circulou no dia que se perfizeram 153 anos do seu nascimento. Contudo, existe outra particularidade de interesse é que a marca dia é referente ao Cadaval, localidade onde o Dr. Leite de Vasconcelos em 1885 exerceu o cargo de Delegado de Saúde e onde posteriormente, efectuou importantes escavações arqueológicas, tais como as de Castro de Pragança.
povoado fortificado (ou castro), localmente conhecido por "Castelo", é um dos mais importantes sítios arqueológicos da Estremadura portuguesa. Do alto do monte rochoso onde se encontra, com a altura máxima de 334 metros, apresenta boas condições naturais de defesa e domina as terras baixas para Oeste e Norte.
Foi reconhecido em 1893 por António Maria Garcia, professor primário em Pragança e por José Leite de Vasconcelos, pioneiro da arqueologia portuguesa, que aí fizeram as primeiras explorações. Em 1894 o adjunto de Leite de Vasconcelos, Maximiano Apolinário, prosseguiu as escavações. Foi então recolhido muito material que foi levado para o Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa. Também no início do século XX o Cónego Boto mandou fazer escavações tendo levado material para Faro.
Na década de 30, Leonel Trindade, de Torres Vedras, realizou mais escavações neste povoado. O material então recolhido também foi para o Museu Nacional de Arqueologia. De todas estas escavações quase nada se sabe, mas pode-se deduzir que tivessem provocado muitos remeximentos nas camadas arqueológicas.
Nos anos de 1988,1989 e 1990 foram realizadas novas escavações no ponto mais alto do castro de Pragança, orientadas pela Assembleia Distrital de Lisboa e devido ao manifesto interesse da Câmara Municipal do Cadaval. Foi então descoberta uma torre de defesa semicircular sobre a falésia rochosa.


Interessante de verificar ainda que algum do material desse sítio arqueológico poderá estar ainda em Faro, cidade de onde este Núcleo Filatélico é originário.

Obrigado ao H. Lucas pelo contributo.
Informação retirada de:
http://cvc.instituto-camoes.pt/hlp/biografias/jlvasconcelos.html
http://www.mnarqueologia-ipmuseus.pt/documentos/biografia_leite_vasconcelos.pdf
http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?guid=889df167-3f61-4a25-ae22-141ba0ea599f


Sem comentários:

Enviar um comentário

Ligações

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...