domingo, 29 de agosto de 2021

Posta Máximo A Industria Conserveira em Vila Real de Santo António (carte maximum / maxicard)

 

2021 - Postal editado por Edições 19 de abril. com imagem de latas de conserva concordante com selo de taxa 0,75 €, obliterado com carimbo de comemorativo "Industria Conserveira em Vila Real de Santo António" de localidade Vila Real de Santo António datada de 2021/08/10.

A Secção de Colecionismo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António organizou de 2 a 30 de agosto de 2021 uma Mostra Filatélica nas instalações do Quartel dos Bombeiros subordinada ao tema “A Indústria Conserveira em Vila Real de Santo António”.

A Exposição teve patente algumas coleções de Faro, Portimão e Vila Real de Santo António dedicadas aos temas da pesca e do mar onde evidencia uma emissão datada de 31 de outubro 2016 dedicada à “Indústria Conserveira Portuguesa”, data em que, pela primeira vez a nível mundial foram postos à venda selos de correio “servidos” dentro de uma lata de conserva, a qual pode ainda ser adquirida em qualquer Loja CTT.

Vila Real de Santo António foi um dos mais importantes núcleos da Indústria Conserveira em Portugal, onde chegaram a laborar em simultâneo mais de uma dezena de fábricas, numa localidade onde há cento e quarenta anos tinham pouco mais de seis mil habitantes.

As primeiras fábricas que se estabeleceram em Vila Real de Santo António foram a Fábrica de Santa Maria (de Ângelo Parodi & Roldan), Fábrica S. Francisco (de Francisco Tenório) e a Fábrica de Domenico Migone.  

A Família Ramirez, através do seu patriarca, Sebastian Ramirez, que tem a sua origem em El Almendro, na vizinha província de Huelva (Espanha), estabeleceu-se em Vila Real de Santo António não nas conservas de peixe, mas como caixeiro (empregado de comércio) residente nesta Vila, vindo depois a estabelecer-se como comerciante de fazendas.

O seu ingresso na indústria conserveira ocorreu em 1883 e desde então não mais parou, procurando, expandir os seus negócios até aos dias de hoje, através, primeiro pelo próprio Sebastian e depois pelos seus herdeiros.

Vila Real de Santo António não é mais o que foi no seu passado, e hoje restam poucas referências daquela que foi a sua principal indústria – A Indústria Conserveira.

Para mais esta Exposição de Filatelia organizada pela Secção de Colecionismo dos Bombeiros os Correios de Portugal foi emitido um Carimbo Comemorativo datado de 2021.08.10, cuja figura anexamos, alusivo à INDÚSTRIA CONSERVEIRA EM VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO, no ano em que passam 140 anos do Primeiro Inquérito Industrial, realizado no ano de 1881, em que referencia três fábricas em laboração nesta localidade, cujo início de produção se referencia como sendo 1879.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Ligações

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...