A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, lembrando o potencial do turismo para fazer avançar a Agenda 2030 universal para o Desenvolvimento Sustentável e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) .
O Ano Internacional visa apoiar uma mudança nas políticas, práticas de negócios e comportamento do consumidor em direção a um setor de turismo mais sustentável que possa contribuir efetivamente para os ODS.
“Esta é uma oportunidade única para construir um setor de turismo mais responsável e comprometido, que pode capitalizar seu imenso potencial em termos de prosperidade econômica, inclusão social, paz e compreensão, preservação cultural e ambiental”, disse o Secretário-Geral da OMC, Taleb Rifai.
Representando 7% das exportações mundiais, um em cada onze empregos e 10% do PIB mundial, o setor do turismo, se bem administrado, pode promover o crescimento econômico inclusivo, a inclusão social e a proteção dos bens culturais e naturais.
O Ano Internacional promoverá o papel do turismo nas seguintes cinco áreas principais:
(1) Crescimento econômico inclusivo e sustentável;
(2) Inclusão social, emprego e redução da pobreza;
(3) Eficiência de recursos, proteção ambiental e mudanças climáticas;
(4) Valores culturais, diversidade e patrimônio; e
(5) Compreensão mútua, paz e segurança.
A apresentação do Ano Internacional terá lugar em Madrid no dia 18 de janeiro de 2017 por ocasião da Feira Espanhola de Turismo, FITUR.
Mais informação em: https://tenthvac.com/sustainable-tourism/