domingo, 24 de outubro de 2010

Reunião dos Amigos da Filatelia

Caros leitores,


informamos que os Amigos da Filatelia farão a sua reunião mensal no dia 27 de Outubro de 2010, pelas 17:30 na sede (Rua José Filipe Alvares n.º 6 2.º Andar direito)


sexta-feira, 22 de outubro de 2010

A WELWITSCHIA MIRABILIS VISTA ATRAVÉS DA FILATELIA ANGOLANA

Caros leitores,


aqui vos deixamos um artigo filatélico sobre a "WELWITSCHIA MIRABILIS"

A Welwitschia mirabilis, é uma planta medicinal que só existe em Angola no deserto do Namibe na Namíbia, e foi descoberta a 3 de Setembro de 1859 pelo botânico explorador Austríaco Frederich A. Welwitch, que nasceu a 25 de Fevereiro de 1806 em Maria Saal, Caríntia, e faleceu a 20 de Outubro de 1872, na cidade de Londres. Fez uma viagem de exploração a vários distritos de Angola, (Luanda, Cuanza Norte, Malanje, Benguela, e em Namibe), antigamente denominada Moçâmedes. No deserto de Moçâmedes, descobriu uma planta pela qual ficou conhecida por Welwitschia mirabilis, e que ele classificou-a como Tumboa, devido à denominação Ntumbo, que era conhecida pelas tribos locais. Mais tarde, Joseph Dalton Hooker, botânico naturalista Inglês e presidente da Royal Society, deu o nome á planta de Welwitschia mirabilis, em homenagem a Frederich A.Welwitch, dado que foi ele que a descobriu. É uma planta rasteira, composta por caule lenhoso que não cresce, uma gigantesca raiz e duas folhas em forma de fita larga, que derivam das primeiras folhas da semente. É um género das plantas verdes gimnospérmicas, (do grego gimnos = nu / sperma = semente), isto é, são plantas que têm as suas sementes desprotegidas, e que se abrigam em escamas em forma de pinha, pelo facto de não terem polpa. As folhas crescem durante a vida da planta por possuírem um tecido que todas as plantas têm constituído por células indiferenciadas, que dá origem ao seu crescimento, a que se dá o nome de meristemas basais. Essas folhas poderão atingir mais de dois metros e as plantas poderão viver entre 1000 a 2000 anos. A Welwitschia mirabilis, é uma planta dióica (do grego oikos, que significa casa), isto pelo facto dos sexos se encontram separados em espécies diferentes, por isso as suas flores são unissexuais. O fruto destas espécies, é em forma de cone escamoso de cores vermelho e amarelo. O facto de estas espécies viverem no deserto, conseguem absorver através das folhas a água do orvalho. Nestas espécies que têm folhas carnudas e suculentas, durante o dia as folhas mantêm os estomas (são condições celulares cuja a função principal são as trocas gasosas entre a planta e o meio ambiente), fechados para impedir a transpiração. Durante a noite abrem-se para absorverem o dióxido carbono, que serve para produzir o seu próprio alimento, chama-se a esta transformação a fotossíntese. Estas espécies estão consideradas em vias de extinção, e estão protegidas pela Convenção Internacional para a Protecção da Fauna e Flora, estabelecida pela Conferência Internacional de Londres de 8 de Novembro de 1933. No ano de 2010, comemora-se os 151 anos em que a Welwitschia mirabilis passou formalmente a fazer parte integrante da flora mundial, e no dia 3 de Setembro comemora-se o Dia Nacional da Welwitschia mirabilis. Filatelicamente, os CTT de Angola emitiram no ano de 1959 uma emissão de Selos comemorativa ao 1º CENTENÁRIO DA DESCOBERTA DA WELWITSCHIA MIRABILIS. 

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Exposição de Coleccionismo em Odemira

Caros leitores,

aqui vos deixamos um vídeo no qual se observa alguns espaços da exposição de coleccionismo que está patente na biblioteca municipal de Odemira.

Aproveitamos ainda para dar os parabéns aos Bombeiros de Odemira pelo seu 75.º Aniversário.

2010 - Ano Internacional da Biodiversidade

Caros leitores,


porque este ano se comemora o Ano Internacional da Biodiversidade e apesar de já se ter abordado esta temática consideramos que nunca é mais referir a importância da "Mãe Terra" para a nossa vida.
2010 - Ano Internacional da Biodiversidade
View more documents from Núcleo Filatelia Faro.

Obrigado ao J. Bomba pela disponibilização da colecção

domingo, 17 de outubro de 2010

Philapédia - Enciclopédia Filatélica



Caros leitores,


tive agora conhecimento de uma nova hiperligação que está muito interessante pois dedica-se à história postal mundial.
Esta hiperligação está associada à wikipédia e permite aos utilizadores se associarem e contribuírem com os seus conhecimentos.
http://www.philapedia.com/wiki/index.php/Main_Page#PhilaPedia_at_.27Lisbon_2010.27_World_Exhibition


Para mais informações poderá ainda consultar:


terça-feira, 12 de outubro de 2010

Um roubo que pouco se tem ouvido falar

Caros leitores,


quando um destes dias navegava pela internet deparei-me com esta notícia que tem sido muito pouco falada, nomeadamente do roubo de selos raros.


De acordo com a TSF "A Polícia Judiciária está a investigar o desaparecimento de selos raros do Museu das Comunicações, em Lisboa. Trata-se de um dos maiores furtos registados em Portugal nos últimos anos.
Os selos estão avaliados em 571 mil euros, pertencem ao espólio filatélico das antigas colónias e estavam guardados numa área com acesso restrito e vigilância permanente da Fundação Portuguesa das Comunicações. 
Este facto leva as autoridades a suspeitarem que foram roubados por alguém que conhecia bem as rotinas da Fundação e com acesso ao acervo filatélico, adianta o Diário Económico. 
A Polícia Judiciária está a investigar este caso, que ocorreu em Maio do ano passado, contactada pelo jornal fonte da PJ, recusou fazer comentários. 
Os selos roubados pertencem à ANACOM tinham sido emprestados à Fundação para ser expostos no Museu das Comunicações. 
Contactada pelo Diário Económico fonte da Entidade Reguladora das Comunicações não comentou o roubo, mas no relatório de contas relativo ao ano passado. a ANACOM reconheceu a perda de selos. 
Prevê-se que agora venha a ser ressarcida pelo seguradora em valor igual ao do espólio desaparecido, quase 600 mil euros. 
O acervo filatélico da Autoridade Nacional das Comunicações está avaliado em 6,2 milhões de euros."

Esta notícia data de 03 de Setembro de 2010.


Quando sabemos que o mercado de selos, sobretudo no que se refere às raridades é tão restrito, fica uma pergunta "onde estão os selos?"

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Dia Mundial da Saúde Mental

Caros leitores,


na sequência de vídeos anteriores sobre diferentes temáticas, hoje aqui vos apresentamos um pequeno vídeo para assinalar o DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL.






A o longo da vida, todos nós podemos ser afectados por problemas de saúde mental, de maior ou menor gravidade. Algumas fases, como a entrada na escola, a adolescência, a menopausa e o envelhecimento, ou acontecimentos e dificuldades, tais como a perda de familiar próximo, o divórcio, o desemprego, a reforma e a pobreza podem ser causa de perturbações da saúde mental.
Factores genéticos, infecciosos ou traumáticos podem também estar na origem de doenças mentais graves.

Falsos conceitos sobre a doença mental
A s pessoas afectadas por problemas de saúde mental são muitas vezes incompreendidas, estigmatizadas, excluídas ou marginalizadas, devido a falsos conceitos, que importa esclarecer e desmistificar, tais como:
  • As doenças mentais são fruto da imaginação;
  • As doenças mentais não têm cura;
  • As pessoas com problemas mentais são pouco inteligentes, preguiçosas, imprevisíveis ou perigosas.
Estes mitos, a par do estigma e da discriminação associados à doença mental, fazem com que muitas pessoas tenham vergonha e medo de procurar apoio ou tratamento, ou não queiram reconhecer os primeiros sinais ou sintomas de doença.
O tratamento deverá ser sempre procurado, uma vez que a recuperação é tanto mais eficaz quanto precoce for o tratamento.
Mesmo nas doenças mais graves é possível controlar e reduzir os sintomas e, através de medidas de reabilitação, desenvolver capacidades e melhorar a qualidade de vida.


Retirado de: http://www.adeb.pt/saude_mental/saude_mental/o_que_e_saude_mental.html

sábado, 9 de outubro de 2010

Carimbos Comemorativos dia 10 de Outubro da Exposição Mundial

Caros leitores,


quase no "terminus" da Exposição Mundial de Filatelia "Portugal 2010" aqui vos deixamos a imagem do carimbo do ultimo dia, desta vez dedicado à "FIP - Federação Mundial de Filatelia".


sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Carimbos Comemorativos dia 9 de Outubro da Exposição Mundial de Filatelia

Caros leitores,


no penúltimo dia da exposição mundial de filatelia que é dedicado aos CTT Correios de Portugal, os CTT vão emitir mais uma série de selos, nomeadamente, a série referente ao Correio Escolar.





quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Carimbos Comemorativos da "Portugal 2010" Dia da Língua Portuguesa

Caros leitores,


mais um dia da Exposição Mundial de Filatelia cumprido, sendo que aqui vos apresentamos mais um carimbo comemorativo da referida exposição.






quarta-feira, 6 de outubro de 2010

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Carimbos Comemorativos e selos do dia 6 de Outubro da Exposição Mundial de Filatelia

Caros leitores,

no seguimento das mensagens anteriores aqui vos apresentamos a imagem do carimbo que será aposto nas correspondências que serão expedidas desde a Exposição Mundial de Filatelia - Portugal 2010 no "Dia da Juventude" (06 de Outubro de 2010).


segunda-feira, 4 de outubro de 2010

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Carimbos Comemorativos e selos do dia 2 de Outubro da Exposição Mundial de Filatelia



Caros leitores,


aqui vos deixamos as imagens dos selos referentes ao dia 02 de Outubro de 2010, alusivos às comemorações do Centenário da República Portuguesa.





Carimbos Comemorativos dia 1 de Outubro da Exposição Mundial

Caros leitores,


aqui vos deixamos as imagens do selo que entrará em circulação no dia 1 de Outubro bem como os carimbos comemorativos, aquando da inauguração da Exposição Mundial de Filatelia - Portugal 2010









Ligações

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...