quinta-feira, 5 de março de 2020

Carimbo Comemorativo dos CTT em São Brás de Alportel




No dia 03 de Março de 2020 realizou-se na Biblioteca Municipal de São Brás de Alportel a aposição de um carimbo comemorativo dos CTT alusivo à Ovelha Churra Algarvia, constante na emissão filatélica raças autóctones 3.º grupo colocada em circulação a 06 de fevereiro de 2020.
Esta série de selos contempla outras raças portuguesas como o Cavalo Sorraia, o Cavalo Garrano, a Cabra Bravia, o Touro Garvonês e a Vaca Maronesa.
A Ovelha Churra Algarvia tem o seu solar no Barrocal Algarvio, onde, tradicionalmente, foi explorada para a obtenção de carne, leite e lã, sendo esta especialmente apreciada para a confeção de mantas e colchões. Esta raça apresenta os chifres em espiral larga e horizontal e a lã é branca e do tipo churro, de qualidade inferior mas valorizada para a confeção em produtos artesanais. Desde cedo que esta raça se dintingue pela corpulência, sendo atualmente criada em regime extensivo para a produção de carne.
Apesar das mudanças significativamente operadas no meio rural nas últimas décadas, estas raças ainda têm um papel de relevo a desempenhar, na prevenção de incêndios, no turismo e lazer ou ainda como parte de um ecossistema que se quer completo e em equilíbrio.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Ligações

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...