domingo, 16 de outubro de 2011

Maria Pilar Ribeiro

Caros leitores,


conforme anunciado no noticiário dos CTT n.º 74/2011 realizou-se no passado dia 04 de Outubro de 2011 a sessão de lançamento do inteiro postal alusivo a Maria Pilar Ribeiro comemorando o seu centenário de nascimento. Maria Pilar Ribeiro foi sócia fundadora da Sociedade Portuguesa de Matemática.


A sessão comemorativa realizou-se no Museu da Ciência da Universidade de Lisboa sendo que o posto de Correio funcionou das 16h00 às 18h00.


A estação de correios que assumiu a responsabilidade do funcionamento do posto de correio foi a Estação de Correios de Rato (LISBOA).


Pilar Ribeiro nasceu em Lisboa, a 5 de Outubro de 1911. Frequentou o liceu Maria Amália Vaz de Carvalho. Numa época em que não era vulgar as mulheres tirarem um curso, licenciou-se em matemática pela Faculdade de Ciências de Lisboa, no ano de 1933. Na mesma época, casou-se com o matemático Hugo Ribeiro, que conhecera durante o curso. 


Após um estágio no liceu Pedro Nunes, leccionou a disciplina de Matemática no Liceu Camões. No mesmo período, frequentava o Seminário de Análise Geral, organizado por António Aniceto Monteiro.

Na primeira direcção da SPM, que actuou no biénio 1941/1942, exercia o cargo de 1º Secretário. Voltou a exercer esse mesmo cargo na gestão de 1946/1947, quando Hugo Baptista Ribeiro era Secretário-Geral. Durante a primeira fase da Sociedade, esteve sempre activa, e mesmo no exterior produziu textos para a Gazeta de Matemática sobre o "Ensino da Matemática na Suíça".


Entre 1942 e 1946, acompanhou o marido a Zurique, onde este fez o doutoramento. Pilar Ribeiro frequentou então vários cursos de especialização em Matemática na Escola Politécnica Federal de Zurique. Quando Hugo Ribeiro deixou de receber a bolsa a que tinha direito, por determinação do Instituto de Alta Cultura, passou a sustentar a casa para que ele pudesse concluir o doutoramento. 


Em 1947, após os expurgos dos matemáticos em Portugal, o casal partiu para os Estados Unidos da América. Pilar Ribeiro foi então instrutora de Matemática na Pennsylvania State University. 


Após o 25 de Abril, o casal regressou a Portugal. De 1976 a 1980, Pilar Ribeiro foi professora na Universidade do Porto e na Escola Biomédica Abel Salazar.


maria pilar



Sem comentários:

Enviar um comentário

Ligações

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...