sexta-feira, 21 de março de 2014

Congresso Nacional Olímpico - Pensar no Olimpismo


Caros leitores,
hoje trazemos a imagem do carimbo comemorativo dos CTT que o Comité Olímpico de Portugal utilizou para assinalar mais um congresso desta vez denominado "Pensar no olímpismo - Um testemunho para o futuro".

terça-feira, 18 de março de 2014

Filatelia - Série de selos alusiva aos 800 Anos do Notariado em Portugal


Caros leitores,

hoje trazemos aqui a imagem do carimbo comemorativo de 1.º dia emissão da série de selos denominada "800 anos da notariado em Portugal". 
Segundo a Ordem dos Notários "O Notariado Português celebra, em 2014, oito séculos de existência. Quase contemporânea da fundação de Portugal, a função notarial é testemunha da vida da nação. Conforme consagrado na obra do Prof. Doutor Bernardo Sá Nogueira, intitulada Portugaliae Tabellionum Instrumenta Documentação Notarial Portuguesa 1214-1234 (Lisboa, Centro de História da Universidade de Lisboa, 2005), o documento mais antigo escrito por um tabelião é datado de 12 de agosto, uma terça feira, do ano de 1214, manuscrito por Martim Martins, empossado para exercer o seu ofício em Guimarães (ANTT, Colegiada de Guimarães, maço 6, nº 6).
O Notário tem sido testemunha dos momentos mais marcantes da vida dos cidadãos ao longo da história do nosso país, titulando, certificando a sua veracidade e legitimidade, construindo memórias inalteráveis e intemporais.
Hoje, o Notário é um profissional liberal, dotado de fé pública, cuja actividade tem como fim último a paz social. Aos atuais desafios de celeridade, eficiência e rigor, impostos pela sociedade atual, o Notariado Português responde aliando todo o conhecimento técnico-jurídico, à permanente inovação tecnológica e informática jurídica.
A Ordem dos Notários, órgão representativo dos Notários Portugueses, criada em 6 de março de 2006, tem como inegável e constante objectivo a aproximação aos cidadãos e às empresas, através da rede de Cartórios Notariais distribuídos por todo o país, garantindo a segurança do comércio jurídico e a proteção dos cidadãos. Esta ordem profissional tem como prioridade dar solução às novas dinâmicas sócioeconómicas, em que os Notários contribuem com as suas competências especializadas para o crescimento da sociedade portuguesa.
Dada a grandeza do momento histórico que o Notariado Português está a vivenciar, pretende-se assinalar e comemorar este aniversário com um ciclo de iniciativas de carácter jurídico, social e cultural, a realizar ao longo do corrente ano. Destaca-se a exposição ao público do documento mais antigo escrito por um tabelião português, a criação e projeção de um filme sobre a história do Notariado, desde o seu início até aos dias de hoje, e ainda, a realização do III Congresso do Notariado Português, com a presença de oradores nacionais e estrangeiros que debatem e enaltecem os temas da atualidade notarial, em Portugal e no Mundo.
Assim como a História de Portugal tem sido assinalada pela insígnia dos notários, a presente emissão filatélica prestigia esta efeméride.

O selo português dedicado a esta magna data fá-la-á perdurar, de forma intemporal e simbólica, no imaginário coletivo."

terça-feira, 4 de março de 2014

Bilhete postal "Desportos Radicais"



Caros leitores,

hoje deixamos aqui a imagem de um bilhete postal circulado de Lisboa para Estoi, com a marca dia da EC dos Restauradores datada de 27/02/2014 (correspondente ao 1.º dia de circulação uma vez que este bilhete postal não teve carimbo comemorativo de 1.º dia de circulação).

Recorte do noticiário filatélico

Ligações

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...