terça-feira, 31 de julho de 2012

Carimbo comemorativo 50 anos do Instituto de Ciência Sociais

Caros leitores,

conforme anunciado em mensagem anterior, no dia 31 de Maio de 2012 foi colocado em circulação uma série composta por dois selos alusiva aos 50 anos do do GIS / UCS da Universidade de Lisboa, no entanto, e após uma pesquisa repare-se no seguinte:

Dia 31 de Maio: emissão de série de selos:
Sobrescrito de 1.º dia com o respetivo carimbo de 1.º dia de emissão

















No entanto, de acordo com o Instituto de Ciências Sociais no dia 04 de Julho é que foi emitido o supra referido selo.

Carimbo comemorativo em envelope normal

Poderia-se crer que isso se devia a um erro do núcleo de comunicação da Universidade de Lisboa, porém, repare-se nas palavras que o Diretor da Filatelia dos CTT diz entre o segundo 25 e 29 (ao Dr. Jorge Vala que faça a obliteração sobre este selo do ICS).


Resumindo, os CTT tem noção que o selo já circulava há mais de um mês no circuito comercial, no entanto, na cerimónia promovida pelo ICS dão a entender que só nessa altura o selo foi colocado em circulação.

Face ao exposto fica a dúvida porque é que os CTT não colocaram a série de selos só em circulação no dia 04 de Julho de 2012?

terça-feira, 24 de julho de 2012

Bilhete Postal Congresso Europeu do Património - Europa Nostra

Caros leitores,

na mensagem de hoje apresentamos-vos um imagem do bilhete postal alusivo ao congresso europeu do património - "Europa Nostra", que foi colocado em circulação no dia 01 de Junho de 2012. A Estação de Correio que assumiu a obliteração da correspondência apresentada para o efeito foi a EC dos Correios de Belém sita na Praça Afonso Albuquerque n.º 17/18 em Lisboa.
Face do Postal
Verso do Postal

Noticiário Filatélico

terça-feira, 17 de julho de 2012

Sé de Faro em Selo

Caros leitores,

no passado dia 18 de Maio foi colocado em circulação mais uma série de selos, desta vez alusiva à "Rota das Catedrais", no qual podemos ver um belo selo sobre a catedral de Faro.

Segundo os CTT a "Herança multissecular e reminiscência fulcral da vida diocesana, as catedrais portuguesas constituem recursos fundamentais na articulação entre o centro religioso, cultural e turístico das cidades. Com particular relevância para o seu crescimento e estruturação urbana, emergem como núcleos patrimoniais de excelência, que reclamam ser partilhados e fruídos. Ainda que por vezes, dissipado o timbre nevrálgico que as circunstancia como sedes episcopais, lugares de magistério e do exercício pastoral, perpetuam-se, sem dúvida, como testemunhos vivos da memória coletiva e da fé dos homens que as ergueram. Materializando o empenho na sua valorização e o ensejo de as colocar ao serviço de todos, nasceu em 2009 o projeto «Rota das Catedrais», no âmbito do acordo de cooperação oportunamente celebrado entre o Estado Português e a Igreja Católica. Acionando uma atuação concertada em torno destes monumentos, entre os templos afetos ao culto católico com o estatuto canónico de Catedral, ou de Concatedral, bem como as antigas Sés de Elvas e Silves, a «Rota das Catedrais» pretende, para lá da emergente intervenção de natureza material, capacitar as sés portuguesas numa perspetiva cultural, tendo em vista a sua fruição e melhor conhecimento. Neste estrito sentido, o projeto constitui uma oportunidade única de reabilitação e desenvolvimento sustentado, não apenas do edificado, mas, também, das comunidades e dos centros históricos que as enquadram. É nesta ótica que se inscreve a presente emissão filatélica, iniciativa potenciadora de um entendimento em rede das catedrais portuguesas. Promovendo a sua descoberta enquanto conjunto patrimonial de eleição, no âmbito do espírito que preside aos desígnios deste projeto, aqui se destacam as catedrais como um todo coerente e profundamente identitário, em estreita aliança com os inestimáveis valores culturais e artísticos que o singularizam." (retirado de CTT)


Dados técnicos
Emissão: 18 de Maio de 2012
Selos: 10 x N20g. 10 x 235 000
Design: Atelier Acácio Santos / Helder Soares
Fotografias: Terra das Ideias (para Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja)
Papel: FSC 110 g/m2
Formato (selos): 40 x 30,6 mm
Picotagem: Cruz de Cristo 13 x 13
Impressão: Offset
Impressor: Joh. Enschedé
Folhas: com 50 exemplares
Sobrescrito de 1.º dia / FDC: C6 - 0,56 €
Pagela: 0,70 € 

terça-feira, 10 de julho de 2012

Euro Jumelages - Geminação entre Organizações de Correios e Telecomunicações

Caros leitores,

hoje apresentamos-vos a imagem do bilhete postal comemorativo Euro Jumelages que preconiza a geminação entre organizações de Correios e Telecomunicações e que foi colocado em circulação no dia 01 de Junho de 2012. A cerimónia de para o lançamento do bilhete postal acima referido realizou-se no Hotel Turismo Braga que se situa na Praceta João XXI em Braga. A Estação de Correio que ficou responsável pela recepção da correspondência para obliteração foi a EC de Avenida (Braga) na Rua do Raio n.º 175A.


terça-feira, 3 de julho de 2012

Centenário do Nascimento José Ferreira Pinto Basto

Caros leitores,

no passado dia 17 de maio foi colocado em circulação o inteiro postal alusivo ao centenário do nascimento de José Ferreira Pinto Basto, no entanto, saliente-se que noticiário filatélico n.º 18 nada refere relativamente ao inteiro postal acima mencionado.



Ligações

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...